Muzime Logo Contact
Muzime Phone EmpresaMuzime Phone ProdutosMuzime Phone ProductsMuzime Phone TarifasMuzime Phonel ParceirosMuzime Phone ClientesMuzime Phone SuporteMuzime Phone News    
           
Suporte
Perguntas Freqüentes
Guia de Configurações
Envie sua Dúvida
Fórum
Downloads
 
 Cadastro
 Lista Telefônica
 Demo


 

Trixbox v 2.0:

PABX IP

 

Trixbox é um sistema de telefonia VoIP baseado no Asterisk nada mais é do que um software de PBX. Esse recurso foi desenvolvido para ser utilizado tanto em ambientes residenciais como em escritórios e o pacote inclui CentOS linux, SugarCRM, mysql, HUDlite, freePBX, entres outros. Trata-se de uma grande opção para quem deseja entrar no mundo da comunicação VOIP de maneira muito simples e com o custo baixíssimo.

 

O propósito deste documento é fornecer um guia de instalação passo a passo para instalação do Trixbox utilizando a Muzime Phone como provedor VoIP.
Nós incluímos apenas as informações que nós consideramos como necessárias para efetuar uma instalação básica.

Você pode sempre visitar http://asteriskathome.sourceforge.net/ de maneira a aprender mais sobre as ferramentas fornecidas e informações adicionais quando você precisar.

Apenas siga este guia de instalação passo a passo e você poderá instalar e configurar seu Trixbox com o serviço da Muzime Phone rapidamente.

Quem pode usar o Trixbox?

Trixbox pode ser configurado de maneiras diferentes de acordo com suas necessidade.
O Trixbox pode ser usado por:

  1. Escritórios
  2. Call Centers
  3. Cyber Cafes
  4. Call Shops / Postos Telefônicos
  5. Usuários Domésticos

O que é Asterisk?

Asterisk é um PABX open source que permite a comunicação entre linhas de telefone convencionais e linhas VoIP.

Cada telefone é configurado como uma extensão no PABX, mas a maior vantagem é do Asterisk é que a extensão não tem que estar na mesma localidade física. Isto significa que você pode ter extensões espalhadas pelo mundo inteiro, desde que estas estejam conectadas à Internet e configuradas corretamente com a informação de seu servidor.

Como em qualquer sistema PABX, Asterisk disponibiliza ferramentas como: Secretária Eletrônica (voicemail), conferência e transferência de chamadas, entre outras.

Uma das maiores vantagens do Asterisk é que ele permite que você configure o seu Plano de Discagem e Códigos de Rota de acordo com sua necessidade.

O que é Trixbox?

Trixbox é uma imagem ISO de um servidor Asterisk pré configurado, o que faz a instalação e a configuração mais fácil. O Trixbox contém uma versão completa do Asterisk e aplicativos add-ons pré-configurados.

Depois de instalar o Trixbox, você terá um PABX totalmente funcional que pode ser configurado de acordo com a sua necessidade.

1 Tarefas de Pré Instalação

1.1 Conheça os requisitos de hardware mínimos e recomendados

Quanto mais rápido o sistema usado para rodar o Asterisk, mais chamadas simultâneas ele será capaz de gerenciar. Um Pentium III 500 MHz com 128Mb de RAM com um mínimo de 2Gb Hard Disk deveria facilmente gerenciar as necessidades de um consumo residencial.

Mantenha em mente que estes são os requisitos mínimos. Se você está planejando utilizar Asterisk em um ambiente profissional, onde Secretária Eletrônica (voicemail) e monitoramento de chamadas serão usadas, nós sugerimos o seguinte: Pentium IV CPU com 512Mb de RAM e mínimo de 40GB de Hard Disk.   

1.2 Download a Imagem ISO

Download a última .ISO de http://sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id=123387&package_id=192286
e gere um CD. A maioria dos softwares de gravação de CD podem gravar imagens ISO em um CD. Um programa que você poderia utilizar para isto é o Alcohol 120% que pode ser baixado em:

http://trial.alcohol-soft.com/en/index.php

1.3 Configure seu router/firewall para que o A@H possa se comunicar com a Muzime Phone via SIP através da NAT

Para que o Trixbox possa se comunicar com sucesso com a Muzime Phone utilizando SIP através da NAT, você deve se certificar que o endereço de IP da sua LAN seja determinado para o seu servidor Trixbox. Certifique-se que o endereço LAN esteja estaticamente atribuído ao servidor Trixbox e que este não seja atribuído dinamicamente através de DHCP.

Na configuração de sua firewall encaminhe as seguintes portas (Port Forwarding) para o endereço IP de seu Trixbox:

Name Port Type
SIP 5060 UDP / TCP
IAX2 4569 UDP
IAX 5036 UDP
WEB 80 TCP
MGCP 5036 UDP
RTP 10000 – 20000 UDP

Obs.:  Nós não suportamos IAX ou IAX2. Nós incluímos elas na tabela como simples referência 

1.4 Configure para mudança (dynamic) endereço de IP

A maioria dos provedores de Internet não fornecem um endereço de IP estático (private static IP address) o qual nós recomendamos para o uso do TrixBox. A maioria dos provedores de Internet fornecem endereços dinâmicos (DHCP) o que faz com que fique muito difícil a utilização do Trixbox. O jeito para fazer funcionar o Trixbox neste caso é utilizar um “Dynamic DNS”.

O que é Dynamic DNS?

Dynamic DNS permite um domain name de Internet ser atribuído a um endereço de IP dinâmico. Esta solução pode ser utilizado por servidores conectados na ADSL ou a uma conexão Dial Up onde o endereço de IP é mudado periodicamente.

Alguns provedores de Dynamic DNS fornecem um software que deve ser instalado no servidor. Este software trabalha no fundo e rastreia qualquer mudança no endereço de IP e envia para seu banco de dados. Desta maneira o domain name estará sempre atualizado com o endereço de IP correto no momento que este mudar.

Existem alguns routers no mercado que tem esta ferramenta integrada o que faz desnecessário instalar qualquer software no servidor. Tudo que você pegar uma conta com o seu provedor e configurá-la no router. 

Como usar um Dynamic DNS com o Trixbox?

Você precisa editar o arquivo sip_nat.conf. Dentro do FREEPBX, clique em Maintenance ----> Config Edit ----> sip_nat.conf. Dentro de sip_nat.conf adicione o seguinte e clique em "Update":

  • externip = home.mydomain.com (Coloque o domain name do seu DynamicDNS. Obviamente é muito mais fácil ter um endereço de IP estático para não utilizar um Dynamic DNS.)

     
  • localnet = internal.network.address.0/255.255.255.0 (coloque o seu endereço LAN/Private NETWORK do seu servidor Trixbox, isto NÃO é o endereço de IP do servidor!!!!)

Para determinar o endereço local de sua NETWORD (NÃO o endereço de IP!!) você tem que saber um pouco sobre sua subnet mask (números 255.255.255.0).

  • Se o endereço de IP do seu servidor Trixbox é 192.168.1.5 255.255.255.0, então o endereço NETWORK é 192.168.1.0

     
  • Se o endereço de IP do seu servidor Trixbox é 192.168.7.2 255.255.255.0, então o endereço NETWORK é 192.168.7.0

     
  • Se o endereço de IP do seu servidor Trixbox é 192.168.100.84 255.255.255.0, então o endereço NETWORK é 192.168.100.0

 2 Instalação

2.1 Instalando com uma ISO

Insira o CD que você criou utilizando a imagem ISO e certifique-se que sua BIOS está configurada para efetuar boot do seu CD-ROM ou DVD-ROM.

Reinicie o computador e pressione ENTER quando necessário. Isto irá apagar toda a informação do disco rígido e instalar seu Trixbox.

Uma vez com o seu servidor Trixbox instalado, ele terá todos os aplicativos e o sistema operacional com os passwords default; por isso nós recomendamos que você desconecte seu servidor de sua rede de maneira a prevenir um ataque de hackers.

Depois do carregamento do Linux, o CD irá ser ejetado. Remova o CD do sistema e espere pelo sistema reiniciar. Reiniciar o sistema pode demorar um tempo, de acordo com a velocidade de seu computador. Após este processo estar completo, efetue o login no seu sistema Trixbox com:

 username = root e o password que você criou durante a instalação

Vídeos:

1. http://www.youtube.com/watch?v=ILrp8cm1pec

2. http://www.youtube.com/watch?v=pHpUoWhhYKA

3. http://www.youtube.com/watch?v=Yem3FxpDOeY  (Parte I)

4. http://www.youtube.com/watch?v=_RWGOFJHSbQ (Parte II)

3 Segurança no seu Servidor Trixbox

3.1 Configure seu servidor Trixbox com um endereço de IP estático

De maneira a mudar os passwords default, nós precisamos definir um endereço de IP estático ao Trixbox.

Na command line do CentOS digite:

netconfig

Uma tela semi-gráfica irá aparecer que pode ser explorado utilizando o botão "tab". Coloque todas as informações requeridas e tab até OK uma vez que tudo esteja pronto. Depois retorne para o command prompt do CentOS e digite:

reboot

Para reiniciar o servidor.

3.2 Mudando o password FOP default

O password default para o Flash Operator Panel é:

Password: passw0rd

Note que 0 é um “zero”

Para mudar este password, efetue o login no servidor CentOP utilizando sua userid e o password e entre no diretório FOP

cd /var/www/html/panel


Utilizando nano como o editor, abra o arquivo de configuração op_server.cfg

nano op_server.cfg


Vá até a linha que diz security code=passw0rd. Substitua “passw0rd” com o password de sua escolha.

security_code=qualquerpasswordquevocêdeseje


Então tecle CTRL-X para sair e então "Y" para salvar as mudanças. Agora reinicie o servidor FOP.

amportal restart         

 3.3 Mudando o password meetme default

Para mudar o o default digite o seguinte no command prompt do CentOS.

passwd-meetme

Ele irá pedir que você digite o novo password duas vezes.

3.4 Mudando o password System Mail default

Para mudar o password default digite o seguinte no command prompt do CentOS.

passwd admin


Ele ira pedir que você digite o password duas vezes.

3.5 Mudando o password Sugar CRM default

Acesse o SugarCRM da sua página web digitando HTTP://EndereçodeIPdoSeuAsterisk  no seu navegador de internet.

O login e password default é:

Login: admin
Password: password


Para mudar isto, clique em My Account no canto superior direito e então clique no botão Change Password para mudar o password CRM.

3.6 Atualizando Patches para o CentOS

É recomendado que você instale patces para o CentOP. Na command line do CentOS, rode o seguindo comando:

yum -y update

4 Usando o FREEPBX para configurar seu servidor Trixbox

4.1 O que é FreePBX?

O Asterisk Management Portal faz com que a configuração do Asterisk seja mais fácil fornecendo um método gráfico (através de um navegador de Internet). FREEPBX permite que você configure os arquivos textuais que o Asterisk necessita para funcionar.

FREEPBX pode configurar o seguinte no Asterisk:

Incoming Calls — Especifica onde enviar chamadas vindas de fora
Extensions — Adiciona extensões e configura propriedades de Secretária Eletrônica (voicemail)
Ring Groups — Agrupa extensões que deve tocar simultâneamente
Queues — Coloca as chamadas em filas e permite que sejam respondidas em ordem
Digital Receptionist — Cria menus de voz para receber as pessoas que ligam
Trunks — Configura troncos para conectar com o mundo
Outbound Routing — Gerencia quais troncos servem para realizar chamadas
DID Routes — Especifica o destino de chamadas se o seu tronco suportar Direct Inward Dial (DID)
On Hold Music — Faz o Upload de arquivos MP3 para serem tocados enquanto os usuários estão em espera
System Recordings — Grava ou faz o upload de mensagens para extensões específicas
Backup and Restore — Cria, faz back up e restaura profiles de seu sistema
General Settings — Configura discagem básica, diretório da companhia e configurações de fax    

Para propósitos de configuração da Muzime Phone nós iremos habilitar alguns módulos do FreePBX
Por favor siga estes passos:

  1. Abra seu navegador de internet e digite HTTP://EndereçoIPdoSeuAsterisk  
  2. Mude para Admin Mode. (clique no link no canto superior direito)
  3. Clique no menu Asterisk  (username is maint)
  4. Selecione Free PBX
  5. Clique em Tool
  6. Clique em Module Admin
  7. Habilite o seguinte:
    1. Core
    2. Voicemail
    3. IVR
    4. Ring Groups
    5. Recording
    6. Call Forward
    7. Call Waiting
    8. Do-Not-Disturb
    9. Info Service

4.2 Configurando uma extensão

  1. Abra seu navegador de internet e digite HTTP://EndereçoIPdoSeuAsterisk  
  2. Mude para Admin Mode. (clique no link no canto superior direito)
  3. Clique no menu Asterisk
  4. Selecione Free PBX
  5. No menu do FreePBX clique em setup e selecione extensions.

5. No menu device selecione “Generic SIP device” e clique submit.

Exemplo

    1. Crie uma extensão 200 e digite no password para registration algo como "abc123". Então coloque o nome da pessoa que está utilizando esta extensão.



2. Selecione enable, e coloque o password da voicemail. Use algo que você possa digitar em um teclado de telefone como '1234'. Coloque um endereço de e-mail onde você gostaria que as suas mensagens de voz sejam enviadas e clique em add extension. Então clique na barra vermelha de apply no topo da tela.

3.  Configure sua extensão em um soft phone para teste. X Lite é a melhor escolha para este teste. Lembre-se de usar seu número de extensão e o password no X Lite. Use o endereço de IP do Trixbox como a SIP Proxy.

4. Faça uma chamada do seu telefone. Tente *43 para um echo test.

OBS.: Se a extensão que você está configurando se conecta remotamente (fora da rede local) você necessita mudar a opção NAT para yes.

Apenas crie a extensão, submit the changes e volte para editá-la. Você verá NAT=never; mude isto para NAT=yes

Toda vez que você fizer uma mudança de configuração e clicar na barra vermelha que irá aparecer no topo da tela "Apply Configuration Changes". Esta barra irá reiniciar os arquivos .conf. Clique nesta barra de maneira as mudanças surtirem efeito.


4.3 Configurando troncos para chamadas de saída e entrada

  1. Conecte no seu Trixbox utilizando um PC na sua rede digitando HTTP://EndereçoIPdoSeuAsterisk no seu navegador de Internet.
  2. Selecione FREEPBX abaixo do Menu “Asterisk”
  3. Clique em Trunks e então “Add SIP Trunk”.
  4. Coloque apenas a seguinte informação:

    Outgoing Settings
    Trunk Name = Muzime Phone

    PEER Details
    username=xxxxxxx  (Substitua xxxxxxx com seu Virtual Number)
    type=peer
    secret=my-password
    host=sip.siprealm.com
    fromuser=xxxxxxx
    fromdomain=siprealm.com
    context=from-Muzime Phone
    canreinvite=no





    Configurações de Recebimento (Incoming Settings)
    User Context = sip.siprealm.com

    PEER Details
    username=xxxxxxx  (Substitua xxxxxxx com seu Virtual Number)
    user=xxxxxxx
    type=friend
    insecure=very
    host=sip.siprealm.com
    fromdomain=siprealm.com
    context=from-pstn

    Registration String = xxxxxxx:my-password@sip.siprealm.com





    5.- Clique em “Submit Changes”

4.4 Configurando Rotas de Saída (Outbound Routing)

Você precisará permitir chamadas de seus telefones para sair por um tronco específico. Quando tiver mais que um tronco, você precisará ajustar regras de discagem (rotas) de maneira a especificar que chamadas devem sair por qual tronco.

Usando o FREEPBX            

  1.  Selecione setup
  2. Clique em Outbound Routes.
  3. Atribua um nome para sua rota.
  4. Coloque a seguinte informação:

    Dial Patterns  
    NXXXXXX
    NXXXXXX
    NXXNXXXXXX
    1800NXXXXXX
    1888NXXXXXX
    1877NXXXXXX
    1866NXXXXXX
    1NXXNXXXXXX
    011.


    Trunk Sequence
    Select  Muzime Phone



4.5 Configurando Rotas de Entrada (Inbound Routes) 

Configurando rotas de entrada serão permitidas chamadas da Muzime Phone irem para algum lugar no seu PABX.

Usando FREEPBX

  1. Selecione setup
  2. Selecione Inbound Routes.
  3. Deixe as caixas DID Number e Caller ID Number vazias.
  4. Abaixo de “set destination”  selecione 200.
  5. Clique em Submit





    Chame o Virtual Number Muzime Phone ou o DID associado a ele. A extensão do seu SIP phone deve tocar.

4.6 Gravações do Sistema (System Recordings) -URA

Gravações de sistema irão permitir que você grave menus de voz ou criar diversos arquivos de voz separados que se juntem para criar o que você precisa.

Para este exemplo iremos utilizar a opção “Built-in Recordings” para criar um IVR que irá dizer “Welcome, please enter the extension number. Thank you for calling.”

4.6.1 Usando FreePBX

  1. Clique em Setup
  2. Selecione System Recordings
  3. Selecione Built-in System Recordings
  4. Do Menu slecione o primeiro arquivo “welcome” e clique em GO
  5. Continue selecionando o resto dos arquivos como mostrados na imagem. Selecione save após escolher cada um deles.

 

6. Depois de salvar todos os arquivos, sua gravação será criada com o nome do primeiro arquivo selecione. Neste caso, “welcome.”


De maneira a terminar o setup básico do seu servidor Trixbox, vamos rotear todas as chamadas recebidas para a nova gravação de sistema “welcome.”

Usando FreePBX

  1. Clique setup
  2. Selecione Inbound Routes
  3. Clique na rotas que nós criamos que estava sendo transferida para a Extension 200 (qualquer DID / qualquer CID)
  4. Mude a seção “set destination” selecionando “Recordings” e “welcome” do menu como mostrado na imagem abaixo.



     
  5. Clique Submit.

Todas as chamadas recebidas serão transferidas para a gravação de sistema “welcome” permitindo que se escolha a extensão desejada.

4.6.2 Usando FreePBX

 

Criando vinhetas com System Recordings

  1. Selecione System Recordings e escolha o numero do ramal (extension) usado para gravar a vinheta e selecione GO. (Ex. extension 200)
  2. Digite um nome para a vinheta (ex. Main Menu)
  3. Dique *77 para gravar a vinheta. Dique *99 para ouvir a gravação.
  4. Selecione Save.

Criando menus (IVR) com Digital Receptionist

  1. Selecione Digital Receptionist.
  2. Selecione Add IVR.
  3. Digite um nome para o menu em Change Name field.
  4. Aumente ou diminua o numero de opções em seu menu.
  5. Associe os menu com as correspondentes ações (destinos). Exemplo: Opção 1 pode tocar em um ramal(extension) especifico, outro menu, secretaria eletrônica, etc. As opções são obrigatoriamente números de 1 a 9, Não use numero de ramais.
  6. Apos finalizar todas as configurações clique em Save para salvar as alterações.

    Aqui esta um exemplo de Digital Receptionist:

    "Obrigado por ligar para Muzime Phone. Digite o ramal desejado ou 1 para novos clientes, 2 para suporte técnico, 3 financeiro, 4 para FAX, 8 para repetir esse menu ou 9 para falar com nossos atendentes. Obrigado"

5 Outras Tarefas

Até este ponto nós realizamos uma instalação e configuração básica do Trixbox.
De maneira a otimizar a performance e utilizar uma banda limitada quando receber e realizar chamadas, nós precisamos fazer as seguintes configurações:

  1. Instalar codecs de baixo consumo de banda como G723 e G729.
  2. Restringir o tronco da Muzime Phone para utilizar codecs de baixo consumo de banda.
  3. Restringir o Asterisk para usar codecs de baixo consumo de banda para extensões remotas.

5.1 Instalando Codecs de Baixo Consumo de Banda

Você pode encontrar codecs específicos para o seu tipo de CPU no seguinte link:

http://kvin.lv/pub/Linux/Asterisk/

AVISO:Você talvez tenha que pagar taxas de royalty para a utilização do algoritmo dos codecs G.729/723.

Para instalar o codec mova o arquivo .so no diretório /usr/lib/asterisk/modules no seu servidor Asterisk.

É muito importante que você escolha o codec de acordo com a CPU que o seu servidor tem. Se você escolher um tipo errado, o Asterisk não irá carregar e irá lhe dar uma mensagem de erro. Tudo que você tem que fazer é remover o arquivo e reiniciar o servidor.

Aqui está o comando para remover arquivos do CentOS (Linux):

rm filename     (substitua “filename” com o nome do arquivo do codec)

Uma vez determinado o arquivo correto para o seu servidor, digite os seguintes comandos no prompt do servidor e aperte enter

Assumindo que o arquivo que eu preciso seja codec_g729-gcc-pentium4-no-sse.so

Digite o comando :
wget http://kvin.lv/pub/Linux/Asterisk/built-for-asterisk-1.2/codec_g729-gcc-pentium4-no-sse.so

De maneira a determinar se nós efetuamos o download do arquivo correto, rode os seguintes comandos:

asterisk –r  [pressione enter]
restart now [pressione enter]
asterisk –r  [pressione enter]
show translation [pressione enter]

Se o arquivo foi carregado corretamente, você verá as traduções abaixo de G729.

Efetue a mesma operação para instalação do codec G723.

5.2 Restrinja o tronco da Muzime Phone para usar os codecs mencionados acima.

Usando FreePBX

  1. Clique em Setup
  2. Clique em Trunks
  3. Selecione “Trunk SIP/Muzime Phone”
  4. Faça as seguintes alterações para os detalhes Peer and User

    Muzime Phone
    disallow=all
    allow=gsm
    allow=g729
    canreinvite=no
    fromdomain=siprealm.com
    fromuser=xxxxxxx
    host=sip.siprealm.com
    secret=My-Password
    type=peer
    username=xxxxxxx

    sip.MuzimePhone.com
    disallow=all
    allow=gsm
    allow=g729
    context=from-pstn
    fromdomain=siprealm.com
    host=sip.siprealm.com
    insecure=very
    type=friend
    user=xxxxxxx
    username=xxxxxxx

5.3 Restrinja o Asterisk para usar codecs de baixo consumo de banda para extensões remotas.

Use um PC na sua rede que tenha um navegador de internet instalado e conecte ao seu Trixbox utilizando HTTP://EndereçoIPdoSeuAsterisk.

  1. Clique no menu Asterisk.
  2. Clique em Config Edit
  3. Clique em sip.conf
  4. Faça as seguintes alterações:

    [general]
    port = 5060
       ; Port to bind to (SIP is 5060)
    bindaddr = 0.0.0.0    ; Address to bind to (all addresses on machine)
    disallow=all
    allow=ulaw
    allow=g723
    allow=g729
    context = from-sip-external
    ; Send unknown SIP callers to this context
    callerid = Unknown
    nat=yes
    defaultexpiry=120


     
  5. Clique UPDATE
  6. Clique re-Read Configs localizado no topo da tela.

6. Criando Adcionais Inbound Routes Based on DIDs

Realize essa configuração caso precise direcionar DID para ramais (extensions) ou menus (IVR) específicos. Para fazer isso, siga as seguintes instruções:

6.1 Criando o arquivo de configuração para incluir os DIDS

6.2 Criando um Inbound Route para cada DID.

6.1. Criando o arquivo de configuração para incluir os DIDS.

a. Enter the Linux command prompt using your root account and password
b. Type cd /etc/asterisk/
c. Type nano sip_DID.conf

Trixbox configuration

d. Once the document is open, type: VN:password@sip.siprealm.com/VN

Where VN = the virtual number associated with the DID
Password = Sip password for the virtual number

Trixbox configuration

e.  Press CTRL + x and once the “save modified buffer?” message appears, type “y” and press enter.

f.  At the prompt type chown asterisk sip_DID.conf

Trixbox configuration

g.  If you want to add more DIDs later, you can use Config Edit to edit and view your changes.

  1. Use a PC on your network that has a web browser and connect to your Trixbox using HTTP://YourTrixboxIPaddress.
  2. Select System Administration
  3. Select Config Edit
  4. Select sip_DID.conf
  5. Do not forget to click on Re-Read Configs to reload your changes

6.2. Criando um Inbound Route para cada DID.

  1. Use a PC on your network that has a web browser and connect to your Trixbox using HTTP:// YourTrixboxIPaddress.
  2. Select System Administration.
  3. Select FreePBX.
  4. Select Setup.
  5. Select Inbound Routes.
  6. Enter the Virtual Number in the DID Number field.
  7. Select the destination extension, IVR, queue or custom APP.
  8. Save your changes.
  9. Click on the RED bar on top of the screen.

Trixbox configuration

Trixbox configuration

PASSO 7

 

Pronto! Você já pode fazer e receber chamadas!

 

Você deve efetuar sua primeira chamada para o nosso Servidor.

 

ECO TESTE - Disque 600:

Você deverá ouvir uma explicação sobre como funciona o eco teste e então um beep. Tudo que você disser será repetido assim que você falar, testando o delay de voz. Se você ouvir você mesmo, então você já sabe que a configuração está completa e seu dispositivo VoIP está funcionando

 

QUEM SOU EU - Disque 8400:

Informa o número virtual do qual você discou.

 

Documentação, Manuais e Firmware

 

Precisa de mais informações. Clique:

 

1. http://www.voip-info.org/wiki/view/Asterisk@home+Handbook+Wiki

2. Guia de Configuração

 

 

 

Painel do Usuário: Acesse aqui.

Utilidade